Avalie sua organização

O esporte pode desempenhar um papel importante no bem estar e no desenvolvimento das meninas adolescentes. No entanto, se a inclusão e segurança das meninas e a criação de espaços seguros não ocuparem o centro da elaboração, desenvolvimento e implementação do programa, então tal programa corre o risco de causar mais mal do que bem. As autoavaliações a seguir foram projetadas para ajudar você a pensar sobre vários aspectos da segurança e da inclusão das meninas em um programa de esporte.

Você poderá utilizá-las como ferramenta para promover o diálogo entre a sua equipe e as/os participantes do programa sobre a segurança e a inclusão de gênero. Você também pode utilizá-las para identificar pontos fortes e pontos a serem melhorados no programa, contribuindo para o plano de melhorias. Finalmente, você pode usar a autoavaliação para acompanhar o progresso de sua organização em matéria de segurança e inclusão de gênero no esporte ao longo do tempo.


Autoavaliação sobre Inclusão de Gênero no Esporte
1 - Recrutamento de Participantes
a) Estratégia de Recrutamento

Nossa organização põe em prática a estratégia de focar no recrutamento de meninas para o programa. Exemplo:

  • Recrutar meninas de maneira ativa, espalhando cartazes, falando com as escolas e envolvendo a comunidade na busca de meninas
  • Comunicar aos pais / responsáveis sobre os benefícios e preocupações a respeito da participação nos esportes, assegurando a segurança das meninas
2 - Qualidade da Participação
a) Restrições Econômicas e de Tempo

As atividades de nossa organização levam em consideração possíveis casos de meninas com restrições únicas junto a suas famílias, tanto econômicas quanto de tempo.

Exemplos:

  • Compromissos em casa, tais como tarefas domésticas e responsabilidades familiares.
  • Compromissos escolares, incluindo aulas regulares e tempo para a lição de casa e para estudar.
b) Cuidado com a Menstruação

Nossa organização reconhece os impactos da menstruação quanto ao conforto e segurança durante a participação no esporte, e garante que as meninas estejam confortáveis e seguras quando menstruadas durante o programa.

Exemplo:

  • Meninas têm acesso a roupas íntimas enquanto menstruadas
  • Meninas têm acesso a absorventes íntimos
  • Meninas e treinadoras possuem vestiário ou banheiro próprio para colocação dos absorventes íntimos
  • Meninas e treinadoras têm acesso à água limpa para se limparem
3 - Esporte + Qualidade do Currículo
a) Competições

Nossa organização oferece para as meninas, sempre que possível, a oportunidade de participar em competições intraorganizacionais, locais, regionais, nacionais e / ou internacionais.

Exemplo:

  • As atividades do programa se dão em horários seguros para o deslocamento das meninas.
  • Os caminhos de ida e volta ao programa são bem iluminados
b) Atividades Mistas de Inclusão de Gênero

Nossa organização garante que todas as atividades mistas (meninos e meninas brincando juntos) sejam feitas de forma a priorizar a segurança e a inclusão das meninas.

c) Desenvolvimento de Habilidades

Nossa organização oferece oportunidades regulares para o treinamento de habilidades em um esporte ou atividade particular, medindo o desenvolvimento das participantes à medida que progridem.

d) Currículo de Habilidades para a Vida (se aplicável)

Nossa organização garante que o conteúdo de Habilidades para a Vida seja especificamente concebido ou adaptado para o contexto e necessidades de meninas adolescentes.
Exemplo:

  • O conteúdo é adaptado às necessidades específicas das meninas atendidas e à situação de sua comunidade
  • O conteúdo é adaptado caso as Habilidades para a Vida estejam sendo entregues em um ambiente misto, levando em consideração a segurança física e emocional das meninas, especialmente ao se abordar questões sensíveis
4 - Equipamentos e Acessórios
a) Equipamento Adequado

Nossa organização fornece equipamento adequado às meninas, que corresponda com seu nível de habilidade

Exemplo:

  • O equipamento para as meninas é comparável ao que os meninos de habilidade e idade semelhantes possuem
  • Meninas utilizam equipamento feminino específico (se aplicável)
b) Vestuário Adequado

Nossa organização garante que as meninas tenham acesso a trajes apropriados considerando o contexto cultural e o nível de competição envolvidos.

Exemplo:

  • O vestuário das meninas é comparável ao que os meninos de habilidades e capacidade semelhante possuem
  • Se necessário, uniformes ou roupas são modificados com base em considerações culturais e religiosas específicas para meninas
  • Meninas se sentem confortáveis com seus uniformes
  • Meninas têm uniformes em tamanhos adequados para a prática de sua modalidade/atividade física
5 - Instalações
a) Espaço de Jogo de Qualidade

Nossa organização fornece um espaço de jogo adequado (quadra, campo) para o nível em que as meninas se encontram.

Exemplo:

  • As meninas têm acesso a um espaço de jogo de qualidade
  • Meninas e meninos utilizam o espaço e o tempo de jogo de forma equilibrada
b) Espaço de Jogo Seguro

Nossa organização fornece um espaço de jogo seguro para as meninas e toma medidas para garantir a segurança no trajeto de ida e volta ao local.

Exemplo:

  • As meninas estão física e emocionalmente em segurança antes, durante e depois das práticas esportivas
  • Espectadores (pessoas assistindo) apoiam as meninas enquanto estão jogando, ao invés de fazê-las se sentir envergonhadas ou inseguras
  • Qualquer assédio ou provocação que ocorre é objeto de investigação por meio de um processo formal
  • Se / quando necessário, as meninas têm à sua disposição a segurança do transporte exclusivo nos trajetos de ida e volta para o campo
c) Banheiros e Vestiários

Nossa organização garante que as meninas tenham um lugar seguro e privado, onde elas possam se trocar e utilizar o banheiro antes e depois das aulas que não seja acessível a meninos e funcionários / treinadores do gênero masculino.

Exemplo:

  • As meninas possuem vestiários e banheiros próprios
  • Quando os vestiários são compartilhados, meninos e homens não são permitidos no vestiário durante as atividades das meninas
6 - Liderança das Meninas
a) Papel da Liderança

Nossa organização disponibiliza exemplos formais e informais do papel da liderança dentro do contexto do programa.

Exemplo:

  • Incluindo líderes de equipe, gestoras, treinadoras, educadoras etc.
b) Tomada de Decisão

Nossa organização permite que as meninas contribuam de maneira significativa provendo dados para a concepção e implementação do programa.

c) Modelos a Seguir

Nossa organização cria um ambiente onde as meninas têm acesso a modelos que promovem a prática de esportes e a liderança na comunidade.

Exemplo:

  • Treinadoras, educadoras, facilitadoras ou membros da equipe do gênero feminino atuando como modelos de conduta
  • Palestras regulares de convidadas, sendo estas atuais ou ex-atletas do gênero feminino
7 - Engajamento na Comunidade
a) Estratégia de Engajamento na Comunidade

Nossa organização desenvolveu e está implementando uma estratégia para promover o apoio da comunidade nos programa de esporte para meninas.

8 - Monitoramento e Avaliação
a) Separação dos Dados do Monitoramento e Avaliação

Nossa organização filtra todos os dados por gênero, e pode dispor de relatórios e indicadores de gênero.

Exemplo:

  • Número de participantes meninos e meninas, e suas idades
  • Desenvolvimento dos participantes meninos e meninas no Esporte
  • Impacto do ensino de habilidades para a vida em meninos e meninas
b) Acompanhamento das Desistências do Programa

Nossa organização acompanha os motivos pelos quais as meninas deixam o programa.

Exemplo:

  • Número de meninas no programa e as suas idades
  • Motivos para a desistência das meninas participantes
c) Análise da Informação

A nossa organização usa informações das desistências para analisar por que as meninas deixando o programa.

9 - Estratégia de Gênero
a) Estratégia de Inclusão de Gênero

Nossa organização criou e está implementando uma estratégia de inclusão de gênero que é bem conhecida por todos os funcionários, possui metas mensuráveis e está recebendo recursos.

b) Igualdade de Gênero Organizacional

Nossa organização garante que existam proporções adequadas de representantes mulheres e homens em todos os níveis, e que as oportunidades sejam acessíveis a todas/os as/os funcionárias/os.

Exemplo:

  • O Conselho de Administração e a equipe sênior de gestão incluem representantes de todos os gêneros
  • Mulheres assumem posições de liderança com impacto e visibilidade claros, participando das tomadas de decisão
c) Política de Inclusão de Gênero

Nossa organização criou uma política de inclusão de gênero que é bem compreendida por todas/os as/os funcionárias/os, além de ser regularmente revisada.

Exemplo:

  • Entende-se que a inclusão é mais do que o acesso das meninas ao esporte e a política reconhece a importância de intencionalmente conceber um programa de inclusão
  • Políticas e procedimentos formais para lidar com o assédio e a discriminação no local de trabalho estão disponíveis
d) Política de Igualdade nas Oportunidades de Emprego

Nossa organização criou e está implementando uma política que promove o desenvolvimento pessoal e a liderança com vistas a alcançar a igualdade de gênero em todos os níveis da organização.

Exemplo:

  • Homens e mulheres com experiência e responsabilidades semelhantes são igualmente remunerados (ganham salários e benefícios semelhantes)
  • Atividades específicas ajudam de maneira proativa a aumentar a presença de meninas e mulheres em posições de liderança
10 - Treinamento da Equipe
a) Treinamento Técnico

Professores/treinadores do gênero feminino e masculino recebem treinamento e suporte técnico equivalente, de uma organização certificada ou órgão esportivo.

Exemplo:

  • Aula oferecida às meninas por professoras/treinadoras do gênero feminino se equipara à aula oferecida aos meninos por professores do gênero masculino.
b) Oportunidades Avançadas para Professoras/Facilitadoras Mulheres

A nossa organização dá às ex-participantes a oportunidade e a formação necessária para se tornarem uma funcionária formal

11 - Recursos Financeiros
a) Balanço dos Recursos Financeiros

Nossa organização investe uma quantidade equilibrada de recursos entre programas de meninos e programas de meninas

Exemplo:

  • Salários pagos aos professores e professoras de meninas são comparáveis aos salários pagos aos professores e professoras de meninos
  • A provisão de equipamentos, acessórios, uniformes e de tempo de jogo são equiparáveis em quantidade e qualidade para os meninos e meninas
12 - Comunicação e Advocacy
a) Igualdade de Gênero na Cobertura da Mídia

A nossa organização garante o máximo possível que os programas de esporte para meninas e para meninos recebam igual cobertura da mídia.

Exemplo:

  • O nosso site tem imagens de meninos e meninas
  • A cobertura da mídia local cobre tanto os programas para meninas quanto aqueles para os meninos
b) Advocacy da Inclusão de Gênero no Esporte

Nossa organização está ativamente envolvida na advocacy local, regional, nacional ou internacional relacionada à inclusão de gênero no esporte.

Voltar