Notícias
Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera lançam novo edital para empoderar meninas através dos esportes
UVLO, publicado em 22/10/2019
2º Edital ELAS nos Esportes vai investir R$632 mil em até 11 projetos do município do Rio de Janeiro
 

O Fundo ELAS lançou no dia 1 de outubro de 2019 o 2º Edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva À Outra, que visa fortalecer a capacidade das instituições da sociedade civil de empoderar meninas por meio do esporte.

O Edital ELAS nos Esportes é resultado de uma parceria entre o Fundo ELAS, a ONU Mulheres e a ONG Empodera - Transformação Social Pelo Esporte, para expandir e fortalecer o programa “Uma Vitória Leva à Outra” (UVLO), que oferece uma formação interdisciplinar para mulheres jovens do Rio de Janeiro, a partir de oficinas temáticas e esportivas. 
Por meio do programa, as jovens adquirem habilidades como liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, foco e persistência para alcançar metas bem estabelecidas, além de adquirirem conhecimentos sobre direitos sexuais e reprodutivos e sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Fundo ELAS e suas parcerias vão apoiar organizações que possam levar essa formação para mais meninas em todo o município do Rio de Janeiro. Com o 1º Edital  ELAS nos Esportes - Uma Vitória Leva à Outra, 9 organizações tiveram apoio financeiro e técnico para desenvolver projetos em prol da equidade de gênero e da inclusão de meninas nos esportes. As organizações apoiadas desenvolveram ações no Morro dos Prazeres (Santa Teresa), Favela da Chacrinha (Praça Seca), Pedra de Guaratiba, Complexo do Alemão (Ramos), Cidade de Deus, Manguinhos, Vidigal, Maracanã e Complexo da Maré.

Com o 2º Edital ELAS nos Esportes, mais instituições serão capacitadas para criar espaços seguros para que meninas possam praticar esportes e adquirir conhecimentos sobre saúde, direitos e educação financeira, desenvolvendo sua liderança e autoestima. 

“O Edital ELAS nos Esportes é a nossa estratégia para levar essa formação para mais meninas em todo o município do Rio de Janeiro, possibilitando que elas ocupem seus lugares nos campos de futebol, nas quadras, nas pistas, nas piscinas e onde elas quiserem. Além disso, é empolgante ver o fortalecimento e empoderamento das jovens através do esporte, elas superam todos os desafios”, diz K.K. Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.

“O esporte é uma poderosa ferramenta de mudança social e empoderamento de meninas e mulheres. Através dele é possível quebrar paradigmas que limitam a participação ativa de meninas e mulheres nas diferentes esferas sociais e desenvolver habilidades que são fundamentais para que essas meninas se destaquem dentro e fora do espaço esportivo. Esse poder é potencializado quando as meninas possuem um espaço seguro físico e emocional para debaterem sobre diferentes temas que afetam as suas realidades. O programa Uma Vitória Leva à Outra contribui para que elas se desenvolvam de maneira autônoma, critica e conscientes do seu papel como agentes de transformação social”, diz Jane Moura, presidenta da Empodera.

Para a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, o investimento em esportes incentiva meninas e adolescentes a perceber a igualdade como um valor acessível para as suas próprias vidas. “As meninas e adolescentes de hoje serão as mulheres da próxima década. Elas devem ser protagonistas da Geração Igualdade, campanha internacional que reúne esforços para que a igualdade de gênero seja realidade e gere oportunidades de inclusão para as meninas de todo o mundo”.

Podem participar do 2º Edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra organizações convidadas do Rio de Janeiro e que realizaram o treinamento UVLO, desenvolvido pela ONU Mulheres e a ONG Empodera. Serão investidos R$632.500,00 em até 11 projetos.

Saiba mais sobre o programa: umavitorialevaaoutra.org.br

Sobre as parceiras

ELAS Fundo de Investimento Social (Fundo ELAS)
O Fundo ELAS é o fundo de mulheres do Brasil. Desde 2000, promove e fortalece o protagonismo e a liderança das mulheres, mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas. O Fundo ELAS já apoiou mais de 460 projetos de grupos de mulheres em todas as regiões do Brasil. Para saber mais sobre o Fundo ELAS, acesse www.fundosocialelas.org

ONU Mulheres
A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030, a ONU Mulheres está promovendo a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, a fim de acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores, para a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br

Empodera – Transformação Social Pelo Esporte 
Fundada em 2017, a Empodera – Transformação Social pelo Esporte é uma associação civil sem fins lucrativos com base no Rio de Janeiro e atuação nacional que utiliza o esporte e jogos lúdicos como ferramenta para que meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade exerçam seu pleno potencial e direitos. As ações da organização são focadas em promover a redução dos estereótipos nocivos e da violência baseados no gênero. A Empodera trabalha com o desenvolvimento e execução de metodologias esportivas, treinamentos e suporte técnico de organizações em prol de uma sociedade mais justa e equânime onde meninas e mulheres estejam livres de qualquer barreira que as impeça de exercerem seu pleno potencial e seus direitos.  Saiba mais: www.empodera.org.br 

Informações para a imprensa:
ONU Mulheres Brasil
Isabel Clavelin
61 3038 9140/ 98175 6315
[email protected]

Fundo ELAS
Renata Saavedra
21 22861046
[email protected]

Empodera
Thais Olivetti
21 983889030
[email protected]
 

Outras Notícias